Comemoram novo chefe da Organização Mundial da Saúde

By Rebecca Oas, Ph.D. | May 26, 2017

NOVA YORK 26 de maio (C-Fam) O ex-ministro etíope da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi eleito terça-feira para um mandato de cinco anos como chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS). Participantes africanos na Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, comemoraram nas ruas, enquanto os defensores do aborto anunciaram sua satisfação e apoio nas mídias sociais.

Julia Bunting, chefe do Population Council, chamou o novo Diretor-Geral de “campeão da igualdade de gênero e saúde sexual e reprodutiva”, frases usadas para referir-se ao aborto, bem como a homossexualidade como um componente de “direitos sexuais”. Dr. Tedros é conhecido como um advogado abortista, muito considerado pelos defensores do aborto pela liberalização das leis de aborto da Etiópia. No início deste ano, ele participou da conferência holandesa “She Decides”, organizada em oposição à expansão da Política da Cidade do México do Presidente Trump, bloqueando os fundos dos EUA para grupos internacionais de aborto.

Dr. Tedros foi eleito após três rodadas de votação, derrotando Dr. Sania Nishtar do Paquistão e Dr. David Nabarro do Reino Unido. Apesar de sua posição bem divulgada sobre “saúde sexual e reprodutiva”, o Dr. Tedros desfrutou do total apoio dos países africanos, muitos dos quais têm leis pró-vida fortes e se opõem a “direitos sexuais”. Muitos delegados da África expressaram a opinião de que era a vez da sua região liderar a OMS, que nunca teve um Diretor-Geral africano. Ele também tinha apoio fora da África, e contratou os serviços de uma empresa de relações públicas com sede nos EUA para ajudar na sua campanha. Nem Nabarro nem Nishtar contrataram uma empresa de relações públicas.

Enquanto se aguarda como o Dr. Tedros usará sua posição de liderança, grupos de promoção do aborto telegrafaram em apoio antes e depois de sua eleição. Women Deliver presidente emérita Jill Sheffield escreveu uma carta ao Lancet citando sua posição de aborto como prova de seu apoio à igualdade de gênero. Shannon Kowalski, ex-diretor da Iniciativa de Financiamento da Saúde Global de Fundações de Sociedade Aberta de George Soros e atual defensor da política externa para a Coalizão Internacional de Saúde da Mulher, publicou um editorial sobre Devex imediatamente após o resultado da eleição foi anunciado. Seu primeiro pedido para as prioridades do Dr. Tedros para mulheres e meninas: “apoiar os países para expandir o acesso ao aborto legal e seguro”.

Além da “saúde sexual e reprodutiva”, a candidatura do Dr. Tedros suscitou controvérsia, tanto na mídia social quanto nos manifestantes etíopes fora das reuniões da Assembléia Mundial da Saúde em Genebra. Seus adversários o acusaram de cumplicidade em abusos de direitos humanos durante seu mandato no governo etíope. Outras alegações incluem a cobertura de surtos de cólera em seu país, a fim de evitar danificar a reputação da Etiópia sobre a saúde, bem como sua indústria do turismo e da exportação de alimentos.

A ex-diretora-geral da OMS, a Dra. Margaret Chan, da China, exerceu uma influência moderadora sobre o ativismo do aborto dentro da agência, apesar da publicação de várias orientações problemáticas sobre o chamado “aborto seguro”. Etiópia e sua disposição pública para abraçar a SDSR, todos os sinais apontam para que o Dr. Tedros tome uma posição mais ativista – com apoio, encorajamento e financiamento de ativistas de aborto de todo o mundo.